quarta-feira, 13 de junho de 2012

I Estapa do Circuito Paulista de Carveboard 2012

Ai Galera está chegando a I Etapa do Circuito Paulista de Carveboard 2012, dia 17.06.

Com alguns anos no carveboard, esse esporte tomou parte da minha vida, sai em algumas matérias de jornal - site - revista , fiz amizades verdadeiras, tive mts oportunidades q me deram mts esperiências, conheci mts picos alucinantes e fiz mts trips iradas! Com toda minha humildade, mt trabalho e conhecimento do esporte fiz vários moments, campeonatos, pictures minhas mesmo fazendo uma das coisas que mais amo nessa vida que é esportes radicais... Agradeço a Deus e tds q me apoiaram em td até hj... E convido a tds para a 1 Estapa do Circuito Paulista de Carveboard em Itu "sou Fotógrafo oficial do evento" e estarei domingo fazendo as melhores pictures para todos os atletas e quem estiver presente...alohaaaa. Carveboard Forever!

Por Paulinho Moreto.




































Jorge Longo
Carvericks

terça-feira, 29 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012

The Search of the Essence

1º vídeo da trilogia "The Search of the Essence", com os atletas da DropBoards. Carlos Bressane inicia a série mostrando um pouco do que é o carveboard e o carve a motor. Clique no play e sinta o prazer de surfar no asfalto!

Carlos BressaneCarlos Bressane

2º vídeo da trilogia "The Search of the Essence", com os atletas da DropBoards. Jorge Malvadão dá sequencia à série mostrando um pouco do que é o carveboard e o hangboard. Clique no play e sinta o prazer de surfar no asfalto!



Esse vídeo encerra a trilogia "The Search of the Essence", com os atletas da DropBoards. Rodrigo Andrade finaliza a série mostrando um pouco mais do que é o carveboard. Clique no play e sinta o prazer de surfar no asfalto!


Jorge Longo
Carvericks

terça-feira, 24 de abril de 2012

Jorge Longo In Board

Em Breve O Filme In Board, viciados em adrenalina. Confira o vídeo: Jorge Longo Carvericks

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Evolução do Carveboard

Este post foi elaborado para somar no programa de incentivo a pratica, desenvolvimento e profissionalização do carveboard.

Tem como objetivo resgatar a raiz e essência do carve, comparar as áreas exploradas pelos surfistas nas ondas, com as áreas exploradas pelos carveboarders em toda extensão da ladeira, demonstrar obstáculo e diferenças entre outros boards.


“Surf do Asfalto”

O termo “surf do asfalto” não foi pronunciado a primeira vez pelo carveboard , o termo foi inventado quando o skate e longboard surgiram na década de 60 e 70 , e de real concordância, as manobras, áreas exploradas e os movimentos usados na época eram de acordo com o termo. Os anos foram passando e o skate tomou sua própria identidade assim como o longboard passou a ser chamado de dowhill slide, com isso o termo foi esquecido vindo à tona novamente no surgimento do carveboard.

Analisando o aspecto físico de um longboard e um carveboard, temos uma diferença visual nítida que são as rodas. As rodas do longboard proporcionam manobras somente executadas no asfalto, diferente da roda do carveboard que possibilita subir em calçadas e rodapés, aumentando as possibilidades de manobras para o praticante executar em locais onde o longboard não consegue.

Entendemos que o asfalto, a calçada, os rodapés fazem parte da ladeira, o termo “surf do asfalto“ deveria deixar de valer para o carveboard, pois o carve não só explora o asfalto e sim tudo que a ladeira proporciona, afinal a calçada e o rodapé faz parte do asfalto ou da ladeira em geral ?


“Carveboard e sua identidade”


O carveboard nasceu com sua própria identidade, foi produzido para surfistas treinarem em dia de mar flat. O board foi inventado em 1997 mais a idéia é da década de 60, pois o skate também foi inventado para suprir o surf e acabou virando o skate que conhecemos. O motivo? Acredita-se que o skate e longboard não proporcionavam a mesma sensação de surfar na água e por isso conquistaram suas identidades próprias.



Os vídeos iniciais de carveboard mostravam praticantes livres, soltos em plena ladeira, sem luvas ou equipamentos, de bermuda, sem camisa, dando rasgadas nas calçadas (nenhum board antes proporcionou isso) alguns com extrema velocidade, outros bem lentos e suaves, fazendo lembrar o surfista mais radical ao mais clássico. As imagens e vídeos do primeiro fabricante podem ser vistas ate hoje (www.carveusa.com).


Até 2005 podemos ver vídeos onde os praticantes continuam explorando todo território da ladeira sem o uso das luvas, vídeos estes com manobras mais evoluídas sem fugir do conceito inicial.


Por se tratar de um esporte de ladeira, o carve sofreu bastante influencia do dowhill slide. Praticantes começaram a realizar manobras relacionadas ao slide, sendo assim fugindo totalmente de sua origem. As manobras de slide ganharam tanta influencia que os novos praticantes a partir de 2006 passaram a dar ênfase em manobras com o uso das luvas de acrílico, deixando para traz toda essência e filosofia do carveboard.



Os novos vídeos e eventos mostravam o slide do carveboard, influenciando de certa forma todos os novos praticantes e praticamente estabelecendo uma nova filosofia de carveboard. Sendo assim a evolução do carveboard entrou em uma nova fase onde aquele praticante que quisesse concorrer a um evento deveria realizar manobras de slide para ter uma boa colocação.



Todos os eventos tiveram extrema importância para o carveboard, alguns eventos conseguiram atingir a mídia nacional onde pode mostrar o esporte para milhares de pessoas

Manobras iniciais de carveboard esquecidas


Observando as manobras iniciais do carveboard, percebemos que nos dias de hoje algumas foram esquecidas por simplesmente não serem executadas pelos praticantes, por simplesmente aceitar a influencia do dowhill e evoluir manobras que o longboard slide pode proporcionar. Manobras básicas assim como as do surf. Rasgadas e Batidas.



Observamos diversos tipos de rasgadas acima, no carveboard não é diferente, existem inúmeros tipos de rasgadas sem o uso das mãos que aos poucos estão sendo evoluídas, essas rasgadas são relatadas nos vídeos iniciais de carveboard e já estão a todo o valor entre os praticantes mais atirados.




Obs: Infelizmente não conseguimos fazer um gráfico comparando as rasgadas do surf com as de carveboard.

O carveboard, é sem duvida o board mais semelhante ao surf, concluímos que sua essência e raiz vêm das ondas e dos movimentos executado pelos surfistas. A troca do mar pelo “asfalto” (ladeira) não diferencia tanto tais movimentos, o praticante de carveboard tem a possibilidade de executar os mesmos em toda extensão da ladeira, assim como em uma onda.


Não seria possível analisar uma ladeira de uma forma geral, existem diversos tipos de ladeira, algumas com obstáculos e outras não. O praticante tem como objetivo explorar o máximo de possibilidades de manobras, que a ladeira oferece, manobras essas relacionadas ao surf, levando em conta os critérios de julgamento.

O exemplo abaixo mostra o que enxergamos como áreas de uma onda do mar.



. Lip: área mais critica da onda, onde são executadas as manobras.

. Centro: área de aceleração ou transição, trecho de velocidade.

. Projeção: onde o praticante projeta seu board e corpo para execução da manobra.


O exemplo a seguir mostra as mesmas áreas do exemplo anterior na visão de ladeira, levando em consideração que o no ex1 o praticante esta “surfando” uma onda para esquerda e ex2 onda para direita.



As ladeiras com obstáculo, para o praticante, seriam ideais, pois existem inúmeras manobras a serem executadas nos obstáculos, manobras que não são executadas por nenhum outro board, entendemos que o carveboard é único e que as manobras relacionadas a ele são de extrema exclusividade, precisamos por estas manobras a mostra , precisamos conhecer as possibilidades de manobra que o carveboard oferece em toda extensão da ladeira.


Esse post foi criado em parceria entre Jorge Longo e Pedro El Chavo, dê sua opinião.


Jorge Longo

Carvericks

quarta-feira, 11 de abril de 2012

10 dicas de manutenção para seu Carveboard

1 - Calibragem dos pneus - sem dúvida uma importante questão para os praticantes de carveboard, é a calibragem dos pneus. Não há uma regra, mas há uma questão de conforto. Alguns se sentem bem com 18, já outros com 30 libras. O importante é adequar a calibragem ao seu rolé e estilo. Um questão já observada por nós é que a pressão não se mantém por muito tempo, então a calibragem periódica se faz necessária.

2 - Shape - faça uma constante analise do shape, pois, já aconteceu, inclusive no nosso grupo de haver uma "delaminação" do mesmo (em mais de um carve), os primeiros sintomas são que o mesmo fica bem "molão", chegando a encostar no chão. Observe atentamente toda a lateral do shape "de fora a fora". Acontecendo olhe se o mesmo não esta em garantia para troca, se não, compre um novo ou então como fez um dos nossos procure alguém que tenha a "manha" de arrumar.

3 - Porcas das Rodas - check periodicamente os parafusos das rodas, evitando assim o susto da mesma se soltar durante um rolé. Verifique se as mesmas não estão "apertadas" demais.
4 - Lixas - Infelizmente nem sempre as lixas dos carveboard's brasileiros estão apresentando a aderência e durabilidade minima para a segurança do rolé. Verifique sempre se as mesmas estão devidamente coladas e firmes. Ou então providencie uma mais grossa (destas de lojas de material de construção), e cole principalmente na sua base(locais dos pés).

5 - Eixo do Truck - Os trucks dos carveboard hoje são de alumínio ou ferro, materiais resistentes diga-se de passagem, mas convêm sempre uma analise dos mesmo, verificando se não há rachaduras ou mesmo pequenas fissuras, que podem fazer o mesmo quebrar durante um drop.


6 - Base do truck - Em um dos modelos no mercado a base é de um material plastico de alta resistência, mas que não impede que o mesmo se quebre em caso de fortes "pancadas", faça a checagem periódica do mesmo, principalmente se você é adepto do rolé mais ousado.
7 - Pneus (rodizio) - por mais experiente que seja o rider, sempre há uma tendencia a se manobrar mais de um determinado lado do carve, ou seja, seu 180 de pé quase sempre terá o mesmo trajeto, assim como seus slides, ou mesmo que seja "multi-lado", a força da execução em um determinado lado sempre será mais forte, ocasionando assim desgaste maior em um dos lados, ou até mesmo em um dos pneus. Faça periodicamente o rodizio, proporcionando assim o desgaste uniforme dos mesmo, aumentado assim a sua vida útil.

8 - Rolamentos - Em todas as marcas de carveboard no mercados são usados rolamentos, e é uma peça que sofre um desgaste natural. Observe sempre o desempenho das rodas, verifique a presença de ruídos, ou a má rolagem das mesmas.

9 - Molas - Um dos itens de grande desgaste no carveboard. Observe sempre a dureza das mesmas, muito moles deixam o rolé inseguro. Nos modelos em que as mesmas são reguláveis, apesar do efeito ser pequeno, mas há efeito, assim sendo verifique sempre os parafusos de regulagem. Para a troca recomendo fazer sempre com auxilio de um "amigo", caso não tenha em mãos algum tipo de morsa.
10 Cuidados especiais:
a) Apesar do role na chuva, que alguns de nós experimentamos e aprovamos, ser totalmente "irado", o carveboard não foi desenvolvido para o mesmo. Mesmo com o grau próximo de parentesco com o surf, o carve é carve e é esporte para asfalto e asfalto seco(isto o carveboard e não o mountainboard). O contato com água pode trazer danos aos rolamentos, ao shape e a lixa.
b) Evite a todo custo "pancadas" fortes principalmente nas guias de calçadas, isto pode fazer quem que o eixo do truck ou mesmo a base venham a quebrar.

Estas são algumas dicas básicas, seguindo-as além de um rolé mais confortável, você terá uma maior durabilidade do seu carrinho.

Use sempre equipamentos de segurança:
principalmente CAPACETE.

Fonte: http://www.cheeseboardteam.com/

Jorge Longo
Carvericks

quinta-feira, 8 de março de 2012

2º Radix Concrete Jungle

Muito Carveboard, Hangboard, Longboard e muito mais no 2º Radix Concrete Jungle na Ilha Porchat em São Vicente, confira . . .


Jorge Longo

quinta-feira, 1 de março de 2012

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Missão Urbana - Começando 2012 com Stylo

Olá Comunidade Carvericks . . .

Em primeiro lugar quero me desculpar por ter ficado tanto tempo sem postar nada no site, em 2011 aconteceram várias coisas na minha vida que tomaram meu tempo e criatividade, porém em 2012 o barato vai ser loko. Estamos terminando o desenvolvimento do novo site da Carvericks que será regado de muito Carveboard, Hangboard, Skate, Surf e muito mais.
Clique aqui e acesse a demo do site e dê sua opinião:

Segue a primeira matéria do ano:


Jorge Longo
Carvericks